Pink Floyd: designer fala da criação das capas dos álbuns

pink-floyd-br

O texto abaixo é um trecho de uma história de James Alexander da BBC News:

A arte de Storm Thorgerson é tão famosa quanto a musica que acompanha. Um amigo de infância dos fundadores do PINK FLOYD, ele acabou por se tornar o designer chefe da banda, desenvolvendo uma linha inteira de criações inovadoras.

Foram a vaca de olhar melancólico na capa de “Atom Heart Mother”, o homem de negócios em chamas na capa de “Wish you were Here”, o porco gigante voando sobre a usina de Battersea e – a mais famosa de todas – o prisma emitindo um espectro de cores na capa de “The Dark Side of The Moon”.

“É uma idéia simples, mas agradável”, explica Thorgerson, rodeado por livros e esboços no mesmo estúdio North London onde o desenho tomou forma há três décadas.

“Luz sendo refratada através de um prisma é um evento comum na natureza, como o arco-iris. Eu adoraria reclamar a autoria, porém, infelizmente, a ideia não é minha”. Ela foi desenvolvida pelo então tecladista do PINK FLOYD, Richard Wright. “Ele disse, um tanto provocador, ‘Melhor não usarmos uma de suas fotos, nós tivemos suas fotos antes. Não podemos ter uma mudança? Um desenho legal – algo inteligente, asseado, elegante”.

Thorgerson respondeu com sete sugestões que afixou na parede do “Abbey Road Studios”. A banda levou apenas alguns segundos para apontar para o prisma, uma imagem que parecia perfeitamente encarnar os temas que sustentam “The Dark Side Of The Moon”.

Apesar de Thorgerson continuar sendo mais conhecido por sua colaboração com o PINK FLOYD, sua carreira de designer ainda inclui Led Zeppelin e PETER GABRIEL.

Agora ele reuniu seus trabalhos favoritos em uma caixa de edição limitada, contendo pinturas autografadas e desenhos nunca antes vistos. Ele continua sendo procurado e diz que não tem problemas com o espaço cada vez mais reduzido das capas de álbums. “Eu acho que o design é o que mais conta. Então, uma vez que foi exibida, você terá uma imagem que provavelmente funcionará sempre e em qualquer lugar”, ele diz.

“Eu não ligo se é um LP, CD ou MP3 – eu sempre vejo como algo grandioso. Mesmo que seja muito pequena, a imagem será utilizada em tamanho maior em algum lugar – uma caixa, um pôster ou um anúncio em uma revista”.

Veja o designer do PINK FLOYD, Storm Thorgerson, falar sobre os destaques de sua carreira (em inglês) no bbc.co.uk

Anúncios

Uma resposta to “Pink Floyd: designer fala da criação das capas dos álbuns”

  1. É vc está me surpreendendo!!

    que tal começar a escrever sobre música em um caderno de cultura, mas um caderno feito com profissionalismo claro rsrsrsrs
    ou numa revista especializada?

    parabéns!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: