projetolataJá pensou em fazer fotografias usando latas? Pois é, a técnica é bastante antiga mas pouca gente conhece. Já vi matérias a respeito na SuperInteressante, em outros sites e blog, mas gostei muito do Projeto Lata Mágica realizado em Porto Alegre.

Eles utilizam nas suas fotografias a técnica do ‘pinhole’, e com seu ‘olhar passageiro’ retratam seu olhar de mundo usando materiais muito simples. O resultado é fantástico!

Pinhole – do inglês, buraco de alfinete é o nome dado à técnica que irá permitir que o fenômeno fotográfico se dê em um ambiente sem a presença de lentes (componente das máquinas fotográficas convencionais). Um furo é o que permite a formação da imagem em um recipiente ou espaço vedados da luz. A projeção de imagens por este método é uma lei física, e já é conhecida pelo homem desde a Antigüidade. Antes do advento da fotografia (séc.XIX), as projeções pinhole eram instrumento científico de visualização de eclipses e no estudo das estrelas; nas artes, as imagens pinhole serviam de molde para os pintores paisagistas.”

Clique aqui! para conhecer o projeto, e não esqueça de ver as galerias de fotos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: