Lou Reed & Velvet Underground

RocknRollAnimal_frontQuero  falar de  um músico que eu aprecio bastante. Vamos começar pela  sua banda inicial, onde se contém muitas de suas melhores composições.

Enquanto a cultura Hippie estava em alta com a mensagem de Paz e Amor, Flower Power e tudo mais, certas bandas não compartilhavam dessa visão de mundo. O Velvet Underground era um representante de uma forma mais amarga de encarar a realidade, uma prenuncio talvez da crise econômica dos anos 70 e de todo o reflexo que isso teve na música, como o movimento Punk. Não apenas na postura e nas letras, a própria música do Velvet Underground era seca e ríspida, servindo posteriormente como influencia para o punk e para bandas como Motorhead. Em sua carreira solo, Lou Reed se aproximou sonoramente à música glam, incorporando inclusive uma banda virtuosa (em álbuns como Rock’n Roll Animal e Lou Reed Live) sem no entanto perder a agressividade no som e a amargura e acidez nas letras.

Não vou comentar agora cada álbum dele que eu conheço.  Aprecio demais álbuns como White Light, White Heat e Loaded, do Velvet Underground. Em carreira solo o consagrado Transformer, o virtuoso Rock’n Roll Animal e um dos álbuns mais desafiadores de todos os tempos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: