MORREU LES PAUL, O INVENTOR DA GUITARRA

lespaul-jimmy-page

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 O guitarrista e lutier Les Paul, um dos pioneiros no desenvolvimento da guitarra elétrica e dono de uma marca de instrumentos com seu nome, morreu nesta quinta-feira, 13, aos 94 anos, por conta de uma pneumonia, informou o Hospital White Plains, em Nova York. Segundo a fabricante de guitarras Gibson, Paul morreu ao lado de seus amigos e familiares. (Na foto ao lado o modelo de guitarra desevolvido por Les Paul e que continua sendo fabricada pela Gibson e outras marcas)

Nascido em Wisconsin, em 1915, Paul começou sua carreira como músico em Chicago. Aos 13 anos, infeliz com o som produzido pelo seu violão, o inventor decidiu descobrir um meio para amplificar o som do instrumento.

A primeira tentativa foi colocar um captador de que não produziu o efeito desejado. Um ano mais tarde, Paul obteve resultados melhores colocando uma agulha de fonógrafo sob as seis cordas do violão.

Entre 1940 e 1941, o músico criou um violão de madeira maciça quadrado, com captadores e cordas de aço, chamado de ‘O tronco’, na mesma época em que Leo Fender e Adolph Rickenbacker desenvolviam técnicas similares.

“Cheguei a uma boate e toquei com ele. Acharam que eu era louco”, diria anos mais tarde. Alguns meses depois, ele deu ao novo instrumento o formato tradicional da guitarra. Em 1952, a Gibson deu início a produção da guitarra desenvolvida por Les Paul, que se tornou uma das mais populares do mundo, usadas por músicos como Jimmy Page, do Led Zeppelin e Pete Townshend, do the Who.

Além da guitarra elétrica, Les Paul, cujo nome real é Lester William Polfus, inventou o sistema de gravação em canais, que permite ao artista gravar o som de vários instrumentos em momentos diferentes e depois fundir as gravações para formar a música em estúdio, o que é considerado um marco na história do rock’n’roll e um fator crucial na evolução do gênero musical.

Les Paul era conhecido por fazer suas guitarras personalizadas, com as quais presenteou muitos músicos influentes, com o ex-Beatle Paul McCartney. Do site do Estadão – texto e fotos

Nos últimos anos, mesmo doente, Paul tocava todas as segundas-feiras em um clube de jazz de Nova York, o Iridium, ao lado de estrelas do rock convidadas como o próprio Page, além de Mark Knopfler, ex-Dire Straits, Eddie Van Halen e Bruce Springsteen.

A invenção de Les Paul foi fundamental para a música, especialmente o rock. Hoje a sua invenção está nas mãos dos guitarristas do mundo inteiro. Muito abominam os norte-americanos, inclusive muitos músicos e roqueiros que fazem músicas de protesto contra os Estados Unidos. E o fazem utilizando o instrumento inventado por um americano genial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: