Ohio – Neil Young

sfcs7004Em 04 de maio de 1970 um batalhão da Guarda Nacional do Estado de Ohio atirou numa multidão de estudantes que protestava contra a presença americana no Camboja, como parte da Guerra do Vietnã. Dos treze estudantes atingidos no tiroteio, quatro morreram: Jeffrey Miller, Allison Krause, Bill Schroeder e Sandy Scheuer. Eles estavam desarmados e a quase cem metros de distância. A Guarda Nacional nunca emitiu uma nota de retratação para as famílias das vítimas ou alguma indenização foi concedida pela Justiça. Tampouco os soldados foram acusados de algo ou punidos.

O incidente é anualmente lembrado pelos veteranos e estudantes da Universidade. Neil Young compôs “Ohio” sobre o incidente. Segundo relato de David Crosby, seu parceiro de Crosby, Stills, Nash And Young, Young teria escrito a letra da música assim que viu as fotos impressas na Revista Life.

Foi lançada como um compacto, depois de ser gravada em um dia no Record Plant, em Nova York. Em poucos dias a canção era lançada nas rádios, que a boicotaram. Algumas pequenas estações de FM fizeram seu papel de boca-a-boca e divulgaram a música, que se tornou um clássico. Alguns versos merecem destaque, como “four dead in Ohio”, que é repetido ao longo de toda a canção, além de “tin soldiers and Richard Nixon Coming”, que responsabiliza o presidente pelas mortes, de forma bem clara. Crosby ainda disse que dizer o nome de Nixon sem rodeios numa canção foi a atitude mais corajosa que ele já viu alguém ter. A canção aparece ao vivo em Four Way Street, disco ao vivo, que traz registros da turnê que o quarteto empreendeu em 1971.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: